Wednesday, January 14, 2015

4o dia por Bruno Geller e Marcella Molon

Bom dia, estamos no 4o dia de viagem e começamos pela casa da Diaspora. Hoje chegaram 4 soldados ( Maia, Marcel "Ribery", Omer "Homer Simpson" e Ilan "Mr. Sexy") e 1 oficial (Lidar), ao chegar na Diaspora tivemos um tempo para conversar com todos os soldados e conhecer a historia de cada um, e ter uma breve noção de uma realidade que não nos pertence. 

Na casa pudemos ver aprendemos como os judeus foram espalhados pelo mundo e como as tradições foram mantidas durante os anos.
Uma frase que nos marcou:
"A tree maybe alone in the field, a man alone in the world, but no Jew is alone in his holy days"
Abba Kovner

Após o tour tivemos a chance de conversar um pouco com nosso guia, Yair, e saber mais inda sobre sua historia no exercito, onde foi comandante de tanque na faixa de Gaza. Uma curiosidade é que os tanques andam na velocidade média de 40km e as vezes os soldados tem a necessidade de ficar em turnos de 12hrs com 12hrs de descanso ou 24hrs com 24hrs de descanso (porem na pratica o tempo real de descanso é de 4hrs).

Após o Museu paramos num shopping para passear e almoçar e em seguida voltamos ao hotel, para nos preparar para o Shabat.

Na chegada ao hotel as meninas rezaram enquanto ascendiam as velas. Depois de prontos e todos de branco, fizemos o Kidsush e jantamos.

Nesse dia tivemos a noite livre, e finalmente tempo para dormir, já que acordamos apenas meio dia no Sábado.

Sábado de manha algumas pessoas receberam visita de familiares enquanto os outros dormiam ou estavam na praia.

Como dia estava chuvoso tivemos livre até a palestra sobre o conflito Arabe/Israelense com o André Lajst, que pode nos esclarecer melhor o cenário e esclarecer duvidas.

Com o fim do Shabat e feita a Avdala, fomos jantar e em seguida fomos para a night. Alegria!!! 

Fim de papo e boa noite.

Bruno Geller e Marcella Molon

No comments:

Post a Comment